terça-feira, 8 de novembro de 2011

Quinta 10 de novembro: SEDE DE VIVER




Sede de Viver, dirigido pelo norte-americano Vicente Minnelli, é cinebiografia do pintor holandês Vincent Van Gogh, aqui interpretado por Kirk Douglas. A obra uma adaptação do romance biográfico,  de mesmo nome, escrito pelo também norte-americano Irving Stone.

O longa começa em 1877, quando seu irmão, Theo Van Gogh, com quem ele tinha uma forte relação, sabendo das péssima condições de vida do pintor na Bélgica, vai em busca deste. A partir daí o filme retrata o desenvolvimento artístico do pintor, o avanços de seus problemas mentais, suas muitas mudanças, vivendo entre outros lugares em Paris e em sua Holanda natal, e culmina no seu suicídio. Dividido entre a genialidade e a sempre atormentada mente de Van Gogh, Sede de Viver mostra todo o êxtase da arte e a agonia da vida de um pintor brilhante.

Vale chamar atenção ao competente de Trabalho de Minnelli ao reproduzir em algumas cenas do filme, verdadeiras réplicas de quadros do holandês.

Veja abaixo um trecho do filme (em inglês):



Nessa semana daremos continuidade a nossa proposta para todo o mês de novembro, que são as artes plásticas; sendo assim,  para debater, teremos a presença de artistas participantes da Unifor Plástica, além de professores e alunos do curso de Belas Artes da Unifor.

Como sempre, nossa sessão começará às 13:30h na sala A da videoteca do centro de convivência da Unifor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário