segunda-feira, 14 de maio de 2012

Alterações na programação de MAIO

MOSTRA CINEMA PELA VERDADE – PARCERIA COM O INSTITUTO CULTURA EM MOVIMENTO (ICEM)


SESSÃO TOMA LÁ DÁ CÁ
17/05: Hércules 56, Silvio Da-Rin, 2006.

Na semana da independência de 1969 o embaixador americano no Brasil, Charles Burke Elbrick, foi sequestrado. Como resgate foi exigida a divulgação de um manifesto revolucionário e a libertação de 15 presos políticos, representantes de diversas tendências políticas que se opunham à ditadura militar. Banidos do território nacional e com a nacionalidade cassada, eles são levados ao México no avião da FAB ‘Hércules 56’. Os fatos desta época são relembrados através de entrevistas com os sobreviventes.



SESSÃO ENSINANDO A REPRIMIR
24/05: Condor, Roberto Mader, 2007.

Condor foi o nome dado à cooperação entre governos militares sul-americanos que resultou no sequestro e assassinato de milhares de pessoas e no exílio de tantas outras.
Uma análise contemporânea destes eventos, trazendo uma história de terrorismo de Estado, mas também de pessoas e da procura pela verdade e justiça.




SESSÃO ESQUERDA RADICAL
31/05: Marighella, Isa Grinspum Ferraz, 2011.

Carlos Marighella (1911-1969), quadro histórico do Partido Comunista e dirigente da ALN (Ação Libertadora Nacional), era tio de Isa. À reconstrução histórica da figura do militante mesclam-se recordações afetivas da diretora, que fala de um tio carinhoso, porém cercado de mistérios, que aparecia de vez em quando e, em seguida, sumia do mapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário